Tuesday 8 September 2009

Hum.

Realmente pensando nisso do gótico como reação de povos colonizados, tem muito a ver sim. Mas duvido que seja essa a motivacao das pessoas que se vestem de vampiro no Brasil.

Que fique claro também que eu nao concordo nada com essa ideia de que o Brasil é sol e praia e que somos um povo sempre alegre. Nao concordo, e acho que obrigar as pessoas a estarem sempre sorrindo, como se faz no Brasil, pode gerar uma infelicidade imensa. Além disso cidades como Santos, onde chove metade do ano, podem ser tao ou mais escuras do que Londres, por exemplo.

O problema é que cobrir o corpo todo de preto nao dá. Faz muito calor.

As lendas brasileiras sao sinistras sim, mas totalmente particulares.. Eu lembro de um livro que tinha na escola, chamava lendas e mitos do Brasil. As historias estavam divididas por regioes. dava pra perceber bem a diferença entre as historias do sudeste, mais catolicas e mestiças, das do norte, que eram puramente indigenas. O Saci é do sudeste, e parece que o personagem é inspirado em uma especie de duende irlandes. A unica coisa que fizeram aqui foi pintar ele de preto!

Abraço!

No comments:

Post a Comment