Friday 23 October 2009

É o velho debate civilazacao x barbarie, agora com o sinal invertido. Bacana pra gente sao os indios e o seu modo "barbaro" de viver, no mais puro estilo Rousseau. Mas, no fim segue a dicotomia, seguimos separando mentalmente os dois lados da nossa herança. Fazemos isso porque somos assim, até fisicamente, porque somos mestiços, somos vira latas. Deveriamos esquecer isso é partir para uma terceira via, uma ruptura de verdade.

Assim é a américa latina, e eu diria mais, assim é a america. A diferença da parte de cima é que eles nao sao tao mestiços como nós, já que mataram boa parte dos seus indios. Porque os gringos também, como nós, no fundo precisam da aprovaço da matriz cultural, de mama europa. Criaram sua cultura "original", que é a cultura popular americana, exportada depois pro mundo inteiro. Mas essa cultura, ainda qu tenha muitos elementos negros, ainda que seja sintetica, é fundalmentalmente branca, europeia. Ela é herdeira direta do iluminismo, do racionalismo, sendo que depois isso foi remixado com um suingue africano.

Talvez seja preciso formar uma classe de pensadores verdadeiramente americana. Creio que isso nunca existiu. Falo de uma filosofia propria, diferente daquela de matriz grega. Talvez esse seja o caminho para establecer um modelo genuinamente nosso, parar de prestar contas aos europeus e de quebra superar a dualidade paralisante que levamos no sangue.

Digo isso porque acredito que a ideia de usar o barco ( os meios de comunicacao ou qualquer outro instrumental alien) para depois abandonar é inviavel. É como combater uma praga de gatos com um montao de cachorros. Por mais eficientes que sejam os cachorros, no final nao vai ser nada facil se livrar deles.

No comments:

Post a Comment