Wednesday 11 November 2009

essa aceitacao das filosofias orientais por parte da academia é signo do multi culturalismo que "impera" no ocidente. o multi culturalismo que eh criticado pela direita facista, que nao consegue viver sem aquilo que lyotard chama de "grande relato", ou seja, sem verdades absolutas.

mas essa aceitacao se dah em termos. somos (os ocidentais) os herdeiros da civilizacao greco romana, e aquela filosofia de 5 mil anos que vem da china ainda eh barbara. se admite porque vivemos a fantasia do multi culturalismo. mas o caminho pra uma aceitacao verdadeira eh muito longo, e até o pouco que se conseguiu agora é muito contestado aqui, existe muita pressao pela restauracao dos valores cristaos na espanha, por exemplo. restauracao modo de dizer, imposicao a todos como moral unica.

pensando nos indios, lembra que os indios da costa eram tupis, e os que viviam no interior eram tapuias. os tapuias nada mais eram que os barbaros, porque tinham outra cultura. dizem que os indios chegaram pelo estreito de bering cruzando pela asia, mas a visao de mundo romana tá dentro deles tbm. alias, os chineses tbm consideravam barbaros os estrangeiros. somos todos o mesmo bicho em diferentes cores e tamanhos.

No comments:

Post a Comment